Como podemos criar soluções de design que ajudem a regenerar a Mata Atlântica? Diante das crises atuais, precisamos imaginar novas formas de interação entre os seres e os ecossistemas. Criar soluções que sejam mais condizentes com a lógica da vida!
Esta pesquisa investiga formas de aprendizagem e criação inspiradas na natureza, revisando a literatura que conecta design, ecologia, educação e sustentabilidade. Através das experiências criativas com a Mata Atlântica, construímos um acervo digital com registros dessas vivências e produzimos conteúdos visuais e textuais para aumentar a conscientização ambiental e inspirar novas soluções para os desafios desse bioma.
Este projeto de pesquisa é desenvolvido pela prof. Me. Juliana Colli e estudantes de Design Gráfico da Unidade de Comunicação Social e Design Gráfico da FAESA Centro Universitário em parceria com o Programa de Iniciação Científica (PIC/FAESA) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e a Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP).
Cada uma das experiências contou com um momento de imersão na natureza com contato direto com a Mata Atlântica, seja através de trilha ou caminhada, e um segundo momento de criação que estimula a escrita, o desenho e o registro da própria experiência.